29jul.
segunda

de Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner, FRANÇA 2012. 80’ m/6
→ PRAÇA D. DUARTE 21H30


☽ SINOPSE ☾

Célestine é uma ratinha artista e sonhadora, incompreendida no mundo subterrâneo dos ratos. Certo dia, decide fugir das profundezas dos esgotos e explorar o mundo da superfície, onde habitam os temíveis ursos comedores de ratos. É então que conhece Ernest, um urso bonacheirão com quem cria uma forte amizade. Porém, essa amizade é mal vista tanto na comunidade dos ratos, como na dos ursos…

30jul.
terça

de Carla Simón, Espanha 2017. 97’ m/12
→ PRAÇA D. DUARTE 21H30


☽ SINOPSE ☾

Espanha, Verão de 1993. Órfã de pai há já algum tempo, Frida, de seis anos, acaba de perder a mãe. Sem ninguém que cuide dela, vê-se obrigada a mudar-se para casa dos tios e prima, numa pequena aldeia no campo. Apesar do desgosto e da resistência à sua nova vida, ao longo do Verão Frida vai aprender a lidar com as suas emoções, adaptando-se, a pouco e pouco, à dinâmica da sua nova família.

31jul.
quarta

de Jacques Demy, França 1964. 90’ m/12
→ PRAÇA D. DUARTE 21H30


☽ SINOPSE ☾

Guy, um jovem mecânico, está apaixonado por Geneviève, uma rapariga que trabalha numa loja de guarda-chuvas. Geneviève também ama Guy, mas a sua mãe não autoriza o casamento. Quando ele é convocado para a tropa, Guy e Geneviève passam a sua última noite juntos e ela engravida, sem que ele saiba.

Um dos mais belos e melancólicos filmes do cinema francês, acompanhado da sublime música de Michel Legrand.

01ago.
quinta

de Dino Risi, Itália 1962. 105’ m/12
→ MUSEU NACIONAL GRÃO VASCO 21H30


☽ SINOPSE ☾

Num dia de feriado religioso, a Itália pára. Bruno, um playboy quarentão, despreocupado e alegre, arrasta Roberto, um estudante tímido e desajeitado, numa viagem de carro pelas estradas de Roma e da Toscana. Pelo caminho, o jovem vive aventuras que o levam a ver a vida com novos olhos.

Um dos clássicos maiores da Comédia Italiana, numa sessão apresentada por Vasco Câmara, editor do Ípsilon e crítico de cinema.

02ago.
sexta

de Tiago Pereira, Portugal/França 2017. 80’
→ MUSEU NACIONAL GRÃO VASCO 21H30


☽ SINOPSE ☾

Em Paris, três portugueses, uma italiana, uma alemã e seis franceses juntam-se para entoar o Cante Alentejano, canto de searas, fome, raiva e orgulho. Mas como é cantar uma cultura que não se conhece? Tiago Pereira documenta estes Cantadores de Paris, para descobrir o que os atrai neste cantar de um Alentejo aonde nunca foram.

A sessão contará com a presença do realizador Tiago Pereira e será acompanhada de concerto pelo grupo de Cante Alentejano As Ceifeiras de Pias.

Projecção nas fachadas, plateia na rua, uma grande sala de cinema ao ar livre?



O CINEMA AO AR LIVRE é uma das actividades mais importantes para a fruição do espaço público da cidade, para a conquista de públicos para a cultura, para o bem-estar e atractividade do centro histórico de Viseu.

Aproveitando a pausa na sua programação regular, o CINE CLUBE DE VISEU sai anualmente à rua, em Julho, com a iniciativa CINEMA NA CIDADE e ocupa o coração do centro histórico de Viseu. O cinema ao ar livre é organizado pelo Cine Clube de Viseu e Câmara Municipal de Viseu desde 1982, tratando-se, por diversas razões, de uma das actividades culturais de maior tradição e expressão nesta região. Renovou-se, pois, o compromisso de exibir cinema capaz de atrair o grande público e cinéfilos, em excepcionais condições de espaço e convívio, no centro da cidade.

Sessões às 21H30.
ENTRADA LIVRE.